.comment-link {margin-left:.6em;}

Esse blog é destinado a promover o debate de temas culturais e sociais, além de divulgar as ações realizadas por jovens moradores da comunidade São Remo, no bairro do Butantã (SP).

terça-feira, abril 28, 2009

São Paulo, 17 de abril de 2009.

Caro(a) Diretor(a),

Informamos que o Conselho de Graduação aprovou, em sessão realizada no dia 16 de abril, as mudanças no vestibular da FUVEST 2010. Tais mudanças, que visam à maior valorização da formação geral do estudante do ensino médio, compreendem:

• A primeira fase continua com 90 questões de múltipla escolha, envolvendo conteúdos do Ensino Médio (Língua Portuguesa, Matemática, Física, História, Química, Biologia, Geografia e Inglês), mas será eliminatória e sua nota não entrará mais no cômputo da segunda fase.

• As provas da segunda fase serão discursivas, feitas em três dias consecutivos, com duração de quatro horas cada.

No primeiro dia, será a prova de redação e dez questões de língua portuguesa; no segundo dia, serão vinte questões, com caráter interdisciplinar, abrangendo as disciplinas do ensino médio: biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês; e no terceiro, a prova com 12 questões, versará sobre 2 ou 3 disciplinas específicas, escolhidas pelas Unidades, conforme as carreiras.

As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso.

• As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música terão o mesmo peso do conjunto das disciplinas. No caso dos cursos de Artes Plásticas e Música, as provas serão realizadas antes da primeira fase, e no caso de Arquitetura e Artes Cênicas, a prova será realizada no quarto dia da segunda fase.

Cordialmente,

Selma Garrido Pimenta
Pró-Reitora de Graduação

www.comvest.unicamp.br • csocial@comvest.unicamp.br • Tel (19) 3521.1809 – 3521.7932 • Fax (19) 3521.7440

UNICAMP ABRE PERÍODO PARA PEDIR A ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR 2010

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está disponibilizando o formulário para o pedido de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular Unicamp 2010. As inscrições devem ser realizadas até dia 22 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital) pelo correio para a Comvest até o dia 30 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. Para quem achar conveniente, a Comvest disponibiliza em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.
As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$500,00 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).
Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2009 o ensino médio. A Comvest oferece 6.620 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 17 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber - via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2010. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no Vestibular, usando o código de isento fornecido pela Comvest.
Isenções no ano passado
No Vestibular 2009, 5.728 candidatos que pediram a Isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 7.575 pedidos. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados. O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.