.comment-link {margin-left:.6em;}

Esse blog é destinado a promover o debate de temas culturais e sociais, além de divulgar as ações realizadas por jovens moradores da comunidade São Remo, no bairro do Butantã (SP).

quinta-feira, outubro 06, 2005

POR DENTRO DAS PROFISSÕES:

O CURSO DE ECONOMIA

por Paulo Ralio Neto (*)

Se você se dá bem com números, é interessado por História – principalmente a do Brasil – e o mapa-múndi é muito claro na sua cabeça, isso mostra grande chance de você levar o curso numa boa e tornar-se, após quatro anos de estudo, um economista.
Na faculdade de Economia encontram-se facilmente desistentes dos cursos de engenharia e direito, e dificilmente alguém que cogitou ser médico ou dentista.

Gostar de política não é fundamental, mas é bom estar preparado para ler muito sobre esse assunto ou descobrir a "política" em meio a muitas disciplinas. Várias matérias são de
interesse comum, e para quem dominar o assunto o aprendizado flui fácil em “Formação Econômica do Brasil” ou “Macro e Micro Economias”. Algum enrosco pode acontecer nas temidas “Estatísticas” e “Econometrias”, mas, se bem estudadas e se despertarem seu interesse, podem render pomposos dividendos num futuro profissional.

A palavra-chave, ou a mais utilizada por um economista e mesmo por um pré-bacharel, em qualquer situação, é "depende". A taxa de juros vai subir? Depende. O patamar do salário mínimo é justo? Depende. A época é boa para investir em soja? Depende!!!
A propósito, depende do seu esforço e dedicação nos estudos se dar bem nesse curso. E dependendo de suas aptidões existem diversas áreas para atuação de um economista.

Os cargos públicos, por exemplo, são muito disputados pois as vagas em nível superior são sempre bem remuneradas. Um economista é sempre bem-vindo em instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores. As grandes empresas e indústrias também querem profissionais com essa formação. Um economista se adapta bem em diversas áreas seja financeira, logística, administrativa, comercial etc. sempre buscando customização, eficiência e maximização dos lucros em qualquer atividade.

Não economize idéias, demande ao máximo grandes resultados, seja oportunista para as melhores ofertas que seu índice de sucesso estará garantido profissionalmente.

(*) Economista, formado pela Universidade Mackenzie (SP), atua como consultor financeiro em São Paulo.