.comment-link {margin-left:.6em;}

Esse blog é destinado a promover o debate de temas culturais e sociais, além de divulgar as ações realizadas por jovens moradores da comunidade São Remo, no bairro do Butantã (SP).

sexta-feira, junho 09, 2006

O MUNDO E A MATEMÁTICA

Um olhar sobre a gestão dos cálculos


* Por Robert Stefehn


Pouca gente se dá conta de que a matemática está presente em quase tudo em nosso dia-a-dia. Na verdade, além das fórmulas simples usadas no cotidiano para devolver o troco em operações com dinheiro ou calcular juros pelo atraso de alguma conta, esta ciência exata é empregada nas mais diversas áreas do conhecimento. Desde a medicina até a agricultura, especialmente na fase de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou nos mais diversos estudos.

A ciência, em sua forma mais complexa, é utilizada amplamente na engenharia química, mecânica, eletrônica e em projetos, que se baseiam em cálculos. Ora, praticamente todos os experimentos em agricultura e genética, pesquisas petroquímicas, estudos de física, como a emissão de ondas etc., usam a matemática. O emprego de cálculos na área financeira, que, à primeira vista pode parecer uma constatação elementar, amplia-se para análises avançadas, inclusive para concessão de crédito, em bancos e no varejo.

Na área médica, por exemplo, a matemática é usada para processar imagens, em estudos de mecânica para definição de próteses para portadores de deficiência física. Neste caso, captura-se a imagem do paciente andando, com pontos que permitem registrar um gráfico de movimento e, a partir dele, é possível adaptar próteses.

Deste modo, os centros de pesquisa, de instituições de ensino ou corporativos, lidam com uma imensa quantidade de cálculos matemáticos, que sem um gerenciamento efetivo transformam-se num caos. O problema todo é que estes cálculos escondem, em si, todo o trajeto do pensamento e do trabalho desenvolvido, sendo muito importantes para a continuidade e o resgate do conhecimento. Felizmente, existem sistemas capazes de gerir e preservar o trajeto das fórmulas. São softwares de cálculo que fazem a documentação matemática e, além de armazenar o caminho científico percorrido, contam com funcionalidades sofisticadas, o que os coloca como poderosos aliados ao desenvolvimento científico e de produtos.

Estas tecnologias permitem que as equipes de desenvolvimento trabalhem em um ambiente com softwares padronizados para novos cálculos e consulta aos feitos anteriormente de forma mais prática. Muitas soluções provêem, inclusive, acesso a bibliotecas de cálculos matemáticos, o que é útil tanto para um projeto específico, ou como ferramenta de referência ou de uso geral para a empresa. Ora, é evidente que este acesso torna possível reduzir os grandes custos com a “reinvenção da roda” (uma síndrome que ataca grande parte das empresas), sem contar a redução dos erros de cálculo que acabam em repetições desnecessárias.

Existem sistemas para cálculos e operações matemáticas para as áreas de projeto e desenvolvimento que contam com uma base mundial de usuários, que hoje ultrapassa 1,5 milhão. É bom lembrar que, atualmente, nenhum profissional ou estudioso pode prescindir do conhecimento de outros. Neste sentido, a tecnologia também permite acessar o trabalho de colegas, compartilhar e trocar idéias.

Mas, acima de tudo, a tecnologia permite a definição de padrões em projeto e desenvolvimento de modelos matemáticos que facilitam o controle, a precisão e melhoram a qualidade do serviço. Além disso, a facilidade de uso e a linguagem comum auxiliam na pesquisa por soluções já encontradas, evitando ter que se começar um cálculo do zero. É evidente que o uso de uma solução existente encurta o tempo de desenvolvimento e aumenta o tempo disponível para testar alternativas e, quem sabe, elaborar um projeto melhor.

Como se sabe, uma equipe de projeto passa dias fazendo cálculos e gerando o relatório que é entregue ao cliente e geralmente devolvido com alguma solicitação de mudança na especificação original. Com o processo matemático detalhadamente documentado e disponível no sistema, tudo o que os desenhistas têm a fazer são as modificações e, quase que imediatamente, gerar um novo relatório. Esta agilidade, sem dúvida, impressiona os clientes. A capacidade de modificar trabalhos anteriores pode viabilizar, por exemplo, a entrada em licitações de grandes projetos, cujo custo costuma ser elevado.

Na mesma linha, quando aparecem projetos similares, é possível adaptar o projeto feito anteriormente com mais facilidade, precisão e economia de tempo e recursos. Quando todo o trabalho matemático por trás de um projeto é arquivado de forma clara e precisa, com informações familiares ao invés de códigos complexos que somente o autor entende, o conhecimento fica disponível. Ora, a captura de conhecimento técnico é extremamente relevante para qualquer corporação que pretenda garantir a qualidade de seus produtos e manter-se competitiva.

Há anos as pessoas falam sobre "sistemas especializados" e formas de armazenar a experiência e conhecimento. Apesar de todos os esforços, quando um membro da equipe sai, invariavelmente, leva consigo este patrimônio. Neste contexto, as tecnologias para gestão de cálculo crescem em importância, já que permitem que todo o trabalho fique claramente documentado e disponível para ser compartilhado com outras pessoas. A tecnologia permite, desta forma, que os modelos matemáticos, presentes em quase tudo que usamos, sejam mais precisos; viabilizem projetos ousados e, acima de tudo, auxiliem as pessoas a ter uma vida melhor.

* Robert Stefehn é gerente de produto da Anacom, distribuidora do MathCad, a ferramenta mais utilizada no mundo para gestão de cálculos matemáticos.

Sobre a Anacom:
Desde 1988, a Anacom oferece ao mercado brasileiro produtos para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com forte atuação em companhias que vão do SMB até grandes corporações, a distribuidora também se destaca com um portfólio composto por grandes fabricantes mundiais como, Cadence Design, Keil, LPKF, Lauterbach, I-Logix e QNX que são líderes em suas respectivas áreas de atuação, não apenas pelas suas participações no mercado, mas principalmente por prover novas tecnologias. Informações adicionais: www.anacom.com.br