.comment-link {margin-left:.6em;}

Esse blog é destinado a promover o debate de temas culturais e sociais, além de divulgar as ações realizadas por jovens moradores da comunidade São Remo, no bairro do Butantã (SP).

domingo, agosto 12, 2007

POLÍTICA

MOVIMENTO "CANSEI". MANIFESTAÇÂO DE CIVISMO OU GOLPE CONTRA O GOVERNO LULA?


Uma manifestação contra o governo Lula reúne cerca de 2.000 pessoas em São Paulo, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes já passaram pela avenida Paulista (zona sul de São Paulo) --quando eram 500 participantes-- e passaram pela Brigadeiro Luiz Antonio. O destino é a Assembléia Legislativa, na zona sul, segundo a companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O grupo, acompanhado por um trio elétrico, se concentrado desde as 14h na esquina com a rua Pamplona. De lá, os manifestantes pretendem descer pela avenida Brigadeiro Luís Antônio até a Assembléia Legislativa.

A chamada "Passeata da Grande Vaia - Fora Lula" foi organizada pela internet. Os manifestantes pretendem realizar o movimento simultaneamente em outras 11 capitais.
Segundo a convocação, o objetivo do grupo seria dar "um basta à corrupção, ao desgoverno, à falta de segurança, ao caos aéreo, caos das estradas e escândalos, inclusive a do Senado". Vários participantes se dizem "de direita", mas afirmam que o movimento não tem vinculação partidária.

Em Brasília, o grupo reúne cerca de 80 participantes, segundo a PM, e caminha para o Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente Lula, para continuar os protestos.

Crise aérea não afeta aprovação de Lula, aponta Datafolha

Pesquisa do Datafolha publicada na Folha deste domingo, que já está disponível nas bancas, aponta que o acidente com o Airbus da TAM --que matou 199 pessoas no dia 17 de julho-- e a crise aérea pela qual passa o país há mais de dez meses não afetaram a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento feito nos dias 1º e 2 de agosto, 48% dos brasileiros consideram que o governo Lula continua ótimo ou bom, exatamente o mesmo índice registrado em março.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou neste sábado a demissão do presidente da Infraero (estatal que controla os aeroportos), brigadeiro José Carlos Pereira. O cargo será ocupado pelo atual presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi. Em entrevista à Folha Online, Carlos Pereira afirmou que teve momentos "horríveis" durante sua passagem pela estatal, principalmente durante os acidentes da Gol, no ano passado, e da TAM. Ele disse, porém, que encara muito bem sua saída e que, com a crise aérea, "alguém deveria ser demitido".

"O ministro [da Defesa, Nelson Jobim] não queria me demitir. Mas disse a ele, 'tudo bem, alguém tem que ser demitido, a sociedade quer uma demissão'. Quem mais seria? a Aeronáutica? A Anac?", afirmou o brigadeiro. A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga. Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais. Desde 2003, tem mais de 80 processos no Tribunal de Contas da União.

Vôo 3054

Também neste sábado foi confirmado que a TAM vai demolir neste domingo o prédio da TAM Express atingido pelo Airbus da companhia no último dia 17 de julho. No momento do acidente, funcionários da empresa trabalhavam no local.

Com relação às vítimas, o IML (Instituto Médico Legal) informou ter identificado neste sábado mais 12 pessoas. Com isso, subiu para 151 o número de nomes do acidente aéreo confirmados.

(*)Textos publicados no jornal Folha de S. Paulo

OS "CANSADINHOS" (**)
A seguir, o "who is who" no mundo do cansaço, da preguicinha, da estafa, da nhaca e da fadiga:

João Dória
É um emergente, uma espécie de "mestre-de-obras" que bota a mão na massa e faz o "serviço" que os realmente bem nascidos não encaram. Como bom serviçal, João Dória organiza encontros, realiza debates e ainda acha tempo para passeios com cães e bebês. É Presidente do "LIDE", grupo que reúne empresários para, basicamente, patrocinar campanhas políticas. O homem é "pé quente": despejou dinheiro em Serra (2002) e Alckmin (2006). Outro "mérito" de João Dória foi ter sido Presidente da Embratur no Governo Sarney.

Paulo Zottolo
É o empresário por trás do movimento. Na verdade, não é bem um "empresário", mas sim um gestor. Ele preside a Philips, e já presidiu a Nívea. Não é, portanto, um empreendedor, mas um "gerentão" a mando dos acionistas. O faturamento da Philips caiu - em ano de Copa do Mundo! - e Zottolo contratou Ivete Sangalo para representar a marca.

Jesus Sangalo
Seu grande mérito é ser irmão da Ivete. De resto, nunca fez nada de útil. Talvez tenha entrado para o "Cansei" porque sua irmã foi contratada a peso de ouro por Zuttolo, e Jesus levou seu "dízimo" nessa história. Ou então ele participa porque encarna, como ninguém, o nome do Movimento.

D'Urso
Presidente da OAB/SP e testa-de-ferro do movimento. Foi ele quem "emprestou o CNPJ" para a coisa toda acontecer. Advogado criminalista, ganha dinheiro defendendo gente honesta como os Bispos da Renascer. A OAB/SP, às custas da anuidade paga por TODOS os advogados paulistas, arca com as despesas do website da campanha. Se é uma campanha "individual", D'Urso teria que pagar do próprio bolso, e não com o dinheiro da OAB/SP, muito menos usar tal CNPJ para registrar o website.

São esses os "criadores" e principais integrantes. Nenhum negro, nenhuma mulher, nenhum pobre, nenhum menino de rua. Nada nem ninguém que meramente se aproxime daquilo que chamamos de "povo".

Fica no ar a pergunta: do que, afinal, esses ricos e abastados senhores estão "cansados"?


(**) Texto retirado do blog: www.tocansadinho.blogspot.com